7 de agosto

Colégio Bonja

Como o filme Divertida Mente 2 pode ser usado em família?

Recentemente, nossas turmas do 7º ao 9º ano tiveram sessões de cinema para assistir ao filme Divertida Mente 2. O recurso pedagógico foi utilizado dentro da proposta do Programa Bom é Ser do Bem, constituindo-se em uma excelente oportunidade para conversar com crianças, adolescentes e até mesmo adultos sobre sentimentos e emoções, tendo em vista a crescente importância do cuidado emocional.

O filme dá continuidade à história de Riley e de suas emoções, que viram os personagens Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Agora, na adolescência, Riley está diante da chegada de novos sentimentos como a Ansiedade, Vergonha, Tédio e Inveja. Nesta fase, o cérebro está passando por uma remodelação e com isso, novas e complexas emoções surgem para desafiar e moldar sua identidade em formação.

Utilizando conceitos da psicologia para promover discussões profundas e entendimentos sobre emoções e relações interpessoais, o filme aborda temas como a importância de reconhecer e expressar emoções, a empatia, e o autoconhecimento, ajudando a construir um ambiente de compreensão mútua e apoio emocional.

 

Escola e família trabalhando em conjunto

Ao observar as ilhas no cérebro de Riley, que representam diferentes partes de sua personalidade, nesta sequência do filme é perceptível que a ilha dos amigos cresceu e se tornou mais atrativa e empolgante, enquanto a da família ficou menor e se tornou mais distante.

Essa representação nos ensina que é necessário que a família mantenha o carinho e a conexão com a criança/adolescente, mantendo os limites firmes, mas dando mais espaço para conversas sobre sentimentos. Isso porque ao falar sobre um sentimento, de acordo com especialistas, é possível fazer com que ele exerça um impacto menor em nosso cérebro. Permitir que seu filho entenda que não está errado sentir profundamente cada emoção e que a família está pronta para ouvi-lo, estreita os laços e torna possível a convivência harmoniosa em família.

Quando o aluno mantém um relacionamento próximo com sua família, cria uma base sólida para o desenvolvimento socioemocional, tornando as discussões no âmbito escolar ainda mais proveitosas. Considerando que os sentimentos são abstratos, ao trabalhá-los de forma concreta, é possível dar-lhes mais significado. Portanto, é crucial proporcionar ferramentas práticas para expressar e compreender as emoções, facilitando um ambiente de aprendizado mais equilibrado e saudável.

 

O Programa Bom é Ser do Bem

Na busca por uma comunidade escolar a cada dia mais acolhedora e saudável, o BONJA, por meio do programa “Bom é ser do bem”, busca cultivar valores que promovam a inclusão, a solidariedade e uma cultura de paz entre os alunos. Desde o início deste ano, várias iniciativas estão sendo promovidas no ambiente escolar do BONJA e também do Bonjinha e do BONJA International.

O programa Bom é Ser do Bem conta também com a parceria dos professores das disciplinas como: artes, ensino religioso, música e Língua Portuguesa. Além disso, as ações da disciplina ViVaE (Vivência de Valores e Emoções), oferecidas até o 7º ano do EF e também no BONJA International, caminham em consonância com o projeto e permitem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais a partir de reflexões sobre sentimentos cotidianos como o medo, a raiva e a alegria. 

Com essas atividades, o BONJA promove uma convivência mais harmoniosa e prepara seus alunos para serem cidadãos mais compreensivos no futuro. Além disso, os alunos são incentivados a  colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça. 

 

Leia também estes destaques

Cotidiano

Qual a importância do ensino trilíngue no BONJA? Escola com educação em língua alemã e inglesa em Joinville

Cotidiano

Do fundamental ao terceirão: como funciona a jornada educacional no Colégio BONJA?