Hackathon BONJA 2024: um desafio de criatividade e inovação
Para educar e impulsionar o processo de criação de mentes inovadoras, a escola precisa ser um espaço de oportunidades para que os alunos experimentem, aprendam e liderem seus próprios processos de aprendizagem. Alinhado às práticas de aprendizagem ativa, o BONJA busca desenvolver habilidades que vão além da sala de aula, formando cidadãos e pessoas socialmente envolvidas.
Dentro dessa proposta, o BONJA oportuniza diferentes atividades como o Hackathon, uma combinação dos termos “hack” (programar) e “marathon” (maratona), que surgiu nos Estados Unidos em 1999 como uma maratona de programação. Ao longo do século XXI, essa dinâmica evoluiu e se transformou. Hoje, é uma metodologia voltada para a busca de soluções inovadoras, reunindo participantes para resolver problemas de forma colaborativa e criativa. Os participantes são incentivados a pensar fora da caixa, trabalhar em equipe e apresentar suas ideias a um painel de jurados especializados.
No Hackathon 2024 BONJA, um desafio de criatividade e inovação com o tema “Sustentabilidade: Social, Ambiental e Econômica”, mobilizou os estudantes do 8º e 9º ano para criar soluções inovadoras para desafios globais. A jornada começou em junho com a apresentação da metodologia Hackathon aos nossos alunos por Milena Moser, Coordenadora de Operações na Softville – situada no Ágora Tech Park. O objetivo foi que os alunos compreendessem o desafio e iniciassem a jornada para que, ao final, pudessem responder às seguintes perguntas:
- Qual o problema?
- Quem é impactado?
- Como foi a validação?
- Tamanho de mercado
- Proposta de solução
- Diferenciais / Concorrentes
- Impacto
- Equipe
A grande final aconteceu no dia 12 de setembro, no Ágora Tech Park. Os participantes apresentaram suas propostas a um corpo de jurados composto por especialistas nas áreas de sustentabilidade, inovação e educação. Entre os critérios avaliados, foram considerados: inovação, viabilidade e impacto nas áreas de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Entre os jurados, profissionais como Chander Turcatti, Gerente de Inovação do Hospital Dona Helena, e Guilherme Ottoni Zimmermann, CEO da Organa Biotech, ambos com ampla experiência em inovação e sustentabilidade. Também participaram a Profª Consuelo Serenato Martins, Coordenadora Pedagógica e de Intercâmbios do BONJA, Laís Perini, Facilitadora Criativa no Fab Lab Joinville, Dario Velazquez, especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, e a Profª Maria Raquel Migliorini de Mattos, bióloga e Gestora Ambiental do Grupo BOM JESUS IELUSC.
O BONJA, como a primeira escola do Brasil integrada a um parque tecnológico, oferece aos alunos a oportunidade de participar de experiências práticas e inovadoras, como o Hackathon, JEDI e outras iniciativas, enriquecendo sua formação acadêmica e conectando-os diretamente com um ecossistema de tecnologia e inovação.
“Desafios como o Hackathon impulsionam o aprimoramento das habilidades dos alunos e, nesta edição, reforçaram o trabalho de desenvolvimento sustentável que trabalhamos na escola”, pontua o professor Jeferson Rodrigo Kern, Diretor do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental do BONJA.
“Participar de um Hackathon é uma experiência que promove o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de comunicação, habilidades essenciais para o futuro. No BONJA, incentivamos nossos alunos a se envolverem em atividades como essa para que possam ver, na prática, como suas ideias podem impactar positivamente o mundo ao seu redor”, destaca o professor Felipe Lovemberger, Coordenador do BONJA Connect.
Confira as equipes vencedoras do Hackathon BONJA 2024:
8º ano BONJA Clássico e Connect
1º lugar: EF8D – Falta de tempo – Preparo de alimentos.
Alunos(as): Helena Bélo Gonçalves, Helena Gemelli Passos, Anelise da Luz dos Santos, Lara Battisti e Stephany Arns Bosco.
2° lugar: BC8C – Agricultura e alimentação saudável.
Alunos(as): Ana Julia Souza de Oliveira, Betina Hausen de Macedo e Eduarda Bambinetti Jorge.
3º lugar: BC8B – Roupa descartada – Fast Fashion.
Rafaela Egert Loose, Rafaela Dalcastagnê e Beatriz Tavares Feldhaus.
9º ano BONJA Clássico e Connect
1º lugar: BC9B – Fatura d’água.
Alunos(as): Maria Clara Espindola Schoepping Delmonego, Laura Kalbusch Bernardi, Valentina Martini Veiga e Nicole Smolski.
2º lugar: EF9F – Ar-condicionado.
Alunos(as): Dayvid Gabriel da Silva, Karina Melo e Nathan David Souza.
3º lugar: EF9G – Desnutrição.
Alunos(as): Isabela Duarte Pereira e Bruna Weus Erzinger.
Os vencedores foram premiados com ingressos para o parque Beto Carrero, em parceria com a Bertoldi Turismo.