Primeira agência de Inteligência Artificial de Joinville desenvolvida por alunos do Terceirão
O protagonismo estudantil faz parte da essência do Colégio BONJA e exemplos como o de Luis Otavio Schroeder e Bernardo Silva, estudantes do Terceirão 2025, mostram como a educação de excelência, aliada à iniciativa e à visão de futuro, pode gerar impacto real no mercado e na comunidade.Luis e Bernardo, ao lado do sócio Guilherme, são os fundadores da Plim, a primeira agência de Inteligência Artificial de Joinville. A empresa surgiu da percepção de um problema comum no universo empresarial: a falta de mão de obra qualificada e a demora no atendimento aos clientes por meio de canais digitais. A resposta dos empreendedores ao problema foi inovadora: usar a IA como aliada para aumentar a produtividade, sem perder o toque humano. “A IA vem para otimizar o trabalho, não para substituir as pessoas”, afirma Luis.
Com o slogan “Sem folga, sem erro”, a Plim desenvolve soluções personalizadas para empresas que buscam agilidade e eficiência, como clínicas médicas, onde a automação permite responder centenas de pacientes ao mesmo tempo, liberando a equipe para um atendimento mais próximo e humanizado.
A trajetória dos dois empreendedores é marcada pela curiosidade e por muito preparo. Aluno do BONJA desde 2013, Luis Otavio realizou intercâmbios por meio da escola e participou de cursos de Business na Universidade de Oxford. Também já foi premiado como aluno prodígio em um grupo de 100 estudantes. Atualmente está concluindo o Terceirão BONJA e já em um curso com o ex-ministro Paulo Guedes, aprofundando-se nas áreas de Finanças, Economia e Tecnologia. Fluente em inglês e alemão, também é CEO da Concilium, agência de marketing empresarial.
Bernardo, aluno do BONJA desde 2014, iniciou sua trajetória empreendedora aos 12 anos e, aos 13, já vendia produtos online. Participou de cursos com nomes de destaque do mercado, como Thiago Nigro, e encontrou na Inteligência Artificial uma ferramenta poderosa para inovação. Hoje, é CFO da Plim e também fluente em alemão.
Mais do que oferecer soluções, a Plim quer educar o mercado. Os estudantes planejam eventos, cursos e workshops voltados à compreensão e ao uso consciente da IA, além de iniciativas para incentivar o empreendedorismo jovem. “Queremos ensinar, compartilhar conhecimento e formar uma comunidade preparada para o futuro digital”, reforça Luis.
A base para esse caminho certamente também está na formação sólida, construída ao longo de anos no BONJA. “Aqui, sempre fomos incentivados a pensar criticamente, a buscar soluções e a nos expressar com autonomia. Isso fez toda a diferença na hora de empreender”, compartilham os alunos. Iniciativas como essa mostram que o futuro se constrói agora, com coragem, criatividade e educação de excelência.