4 de dezembro

Colégio Bonja

Informações sobre Studienkolleg e graduação na Alemanha para alunos e pais

Por que estudar na Alemanha?

A Alemanha é um país onde, em sua maioria, as universidades são gratuitas. O país conta com excelente qualidade em suas instituições de ensino superior e ótima infraestrutura para pesquisa. Além disso, possibilita um grande intercâmbio com diversas culturas e países do mundo.

Como acessar /ingressar no ensino superior (graduação) na Alemanha?

  • Alunos que concluíram o ensino médio no Brasil precisam frequentar um curso preparatório antes de ingressar em um curso de graduação: o Studienkolleg.
  • O Studienkolleg consiste em um curso, que pode ter duração de um ou dois semestres, em que o aluno opta por uma área relacionada ao curso de graduação que pretende fazer. Existem 4 tipos de curso: T Kurs (para quem quer estudar na área de ciências exatas e engenharias); M Kurs (para quem quer estudar na área de ciências da saúde e biológicas); W Kurs (para quem quer estudar na área de ciências econômicas e administração); G Kurs (para quem quer estudar na área de ciências humanas).
  • Durante o curso do Studienkolleg, os alunos frequentam disciplinas das matérias específicas de cada área e também de alemão.
  • Ao final do curso, os estudantes realizam uma prova (Feststellungsprüfung) e com o resultado dessa prova – juntamente com o desempenho de seu currículo escolar brasileiro dos três anos do Ensino Médio – podem se candidatar a qualquer universidade na Alemanha.

    Como ingressar no Studienkolleg?
  • O BONJA possui, através do departamento de escolas alemãs no exterior – ZfA – parceria com alguns Studienkollegs na Alemanha. Através dessa parceria, a prova de seleção para ingressar em um Studienkolleg é oferecida (em março e outubro) diretamente no BONJA. O aluno realiza a seleção no Brasil, aguarda os resultados e vai para a Alemanha somente próximo ao início das aulas no Studienkolleg (fev ou set).
  • As provas ocorrem em março e em outubro, e são destinadas a alunos que preencham os seguintes requisitos: a) ter diploma DSD I ou II; b) estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio há no máximo um ano.
  •  Todos os alunos fazem teste de alemão (C-Test) e teste de matemática (exceto alunos que pretendem aplicar para o G Kurs – esses farão apenas o teste de alemão).
  • Após a realização das provas de seleção, as universidades alemãs parceiras respondem, em média, em um mês, confirmando se o aluno conseguiu a vaga ou não.
  • Todo aluno tem direito a indicar dois Studienkollegs que gostaria de cursar (primeira e segunda opção) e a coordenação de alemão do ZfA tentará, junto às universidades, uma vaga para o aluno.

        Parceiros do BONJA

  • Todo ano, há possibilidades de universidades parceiras do BONJA, mas algumas delas já ofertam vagas aos nossos alunos há alguns anos: TU Darmstadt, Universität Marburg, Universität Köthen, TU Berlin, entre outras.
  • Há três anos, o BONJA possui parceria com a Johannes Gutenberg Universität Mainz, que oferece um modelo de Studienkolleg diferenciado. Nesse programa, os alunos, se possuírem diploma DSD II, fazem apenas um semestre de Studienkolleg, podendo, após realizar a prova Feststellungsprüfung, se candidatar a uma vaga em um curso universitário. Para alunos que não atingiram nível DSD II e possuem o diploma DSD I, é oferecido um curso online de alemão intensivo. O aluno participa desse curso estando no Brasil, e após a conclusão, vai para a Alemanha cursar um semestre de Studienkolleg

    Procedimentos após receber uma vaga no Studienkolleg:

  • Quando o aluno recebe a confirmação do aceite do Studienkolleg, ele tem um prazo para organizar a documentação e confirmar sua vaga. Essa documentação, em geral, consiste de cópias autenticadas do diploma de DSD e tradução juramentada e originais do histórico escolar. 
  • Cada universidade tem seu próprio sistema de registro de matrículas, e o aluno deve registrar-se no portal da respectiva universidade, preenchendo os formulários necessários. 
  • A universidade também informará quais taxas precisam ser pagas para a efetivação da matrícula. O Studienkolleg é gratuito, mas todos devem pagar, a cada semestre, a taxa semestral (Semesterbeitrag), que é um fundo de financiamento dos serviços oferecidos aos estudantes pelas universidades. No pagamento dessa taxa, já está incluso o ticket de utilização do transporte público em toda Alemanha. Cada universidade define o valor da Semesterbeitrag, mas em geral elas variam de 280 a 350 euros.
  • As universidades também costumam cobrar uma taxa para o processamento da matrícula, que em geral custa 60 euros.
  • O aluno deve observar a data estipulada pela universidade para estar na Alemanha e apresentar-se pessoalmente.


       Vistos
  • Todas as informações sobre vistos para Studienkolleg devem ser checadas, pelos alunos e seus familiares, diretamente com o consulado da Alemanha, já que sempre pode haver alterações nas regras.
  • Alunos estrangeiros, na Alemanha, que não tenham passaporte da União Europeia, precisam comprovar fundos para obter seu visto estudantil. Essa comprovação se dá a partir de uma conta (Sperrkonto: 11.208 Euros 2024) feita junto a uma instituição financeira alemã, em que são depositados os valores correspondentes ao tempo de visto solicitado (por exemplo, 12 meses). Dessa conta, o aluno poderá sacar uma determinada quantia mensal, garantindo que terá meios para se manter na Alemanha durante todo o período do seu visto.


        Moradia
  • A busca por moradia nas cidades alemãs pode ser desafiadora, já que a procura é altíssima. Por isso, recomenda-se começar a procurar um lugar assim que obtiver a resposta do Studienkolleg. As universidades não se responsabilizam pela oferta de quartos aos estudantes, mas oferecem “Studentenwohnheime” que são mais baratos  porém muito requisitados.

       Custos de vida

      Sites para consulta

Studienkolleg: https://studienkollegs.de/index.html

Studieren in Deutschland- Land der Ideen: https://www.study-in-germany.de/de/ 

WG: https://www.wg-gesucht.de/ 

O percurso até o Studienkolleg exige preparo, dedicação e uma base acadêmica sólida e é exatamente isso que os alunos encontram no BONJA. Em uma escola completa, com ensino de excelência, formação trilíngue (português, inglês e alemão), parcerias internacionais e acompanhamento próximo das equipes pedagógicas, nossos alunos recebem a formação necessária para estudar no Brasil, na Alemanha ou em qualquer lugar do mundo.

As aprovações dos nossos alunos representam muito mais do que um resultado: são manifestações concretas da excelência que o BONJA cultiva há 100 anos. E, para além 100, seguimos comprometidos em formar gerações que sonham alto e transformam esses sonhos em conquistas.


Leia também estes destaques