27 de maio

Colégio Bonja

A natureza como sala de aula: entrevista com Raquel Miglorini, gestora ambiental do Grupo BOM JESUS IELUSC

Em uma conversa leve e cheia de aprendizados com o comunicador Carlos Bust, a gestora ambiental Maria Raquel Miglorini de Matos foi a convidada especial do quadro “O Melhor da Vida”, da rádio CBN Joinville.

Com mais de 30 anos dedicados à educação, Raquel compartilhou sua experiência à frente das ações de sustentabilidade da instituição, revelando como, no BOM JESUS IELUSC, a educação ambiental está presente desde os primeiros anos da infância até o Ensino Superior. Aqui, o cuidado é um valor essencial e transversal ao trabalho pedagógico.

“Desde a Educação Infantil, as crianças vivenciam a natureza com as mãos na terra, no contato com plantas, animais, texturas e odores. Isso fortalece o vínculo com o meio ambiente e desenvolve o senso de pertencimento e responsabilidade”, explicou.

Durante a entrevista, Raquel destacou práticas pedagógicas que integram sustentabilidade e protagonismo dos estudantes. Hortas escolares, compostagem, jardins sensoriais, terrários, minhocários e projetos interdisciplinares com base em vivências reais são algumas das ferramentas utilizadas.

“Quando uma criança aprende a plantar, a esperar o tempo da colheita e a cuidar do alimento, ela também está aprendendo sobre paciência, trabalho em equipe, escolhas alimentares e impacto ambiental”, ressaltou.

A gestora também reforçou a importância de criar experiências significativas que conectem os alunos com o bioma local – no caso de Joinville, a exuberante Mata Atlântica.

“Estamos em um lugar privilegiado. Precisamos olhar para a Serra Dona Francisca, reconhecer a riqueza da nossa biodiversidade e promover uma educação que respeite e preserve esse patrimônio.”

Raquel ainda falou sobre a diferença entre crianças e adultos no processo de conexão com a natureza. Segundo ela, as crianças são naturalmente mais sensíveis e abertas à experiência ambiental, enquanto os adultos, muitas vezes distanciados, sofrem com o chamado “transtorno de déficit de natureza”, relacionado à falta de contato com ambientes naturais.

“Educar para o meio ambiente é, antes de tudo, educar para a vida. É permitir que o aluno perceba seu impacto no mundo e desenvolva o autocuidado. Quando ele entende que faz parte da natureza, nasce o desejo de protegê-la.”

No ano em que o Grupo BOM JESUS IELUSC se aproxima de seu centenário, a entrevista reafirma o compromisso institucional com uma educação integral, pautada em valores, tradição e responsabilidade socioambiental.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

Leia também estes destaques

Cotidiano

Qual a importância do ensino trilíngue no BONJA? Escola com educação em língua alemã e inglesa em Joinville

Cotidiano

Do fundamental ao terceirão: como funciona a jornada educacional no Colégio BONJA?