Informações sobre Studienkolleg e graduação na Alemanha para alunos e pais
A Alemanha é um país onde, em sua maioria, as universidades são gratuitas. O país conta com excelente qualidade em suas instituições de ensino superior e ótima infraestrutura para pesquisa. Além disso, possibilita um grande intercâmbio com diversas culturas e países do mundo.
Como acessar /ingressar no ensino superior (graduação) na Alemanha?
- Alunos que concluíram o ensino médio no Brasil precisam frequentar um curso preparatório antes de ingressar em um curso de graduação: o Studienkolleg.
- O Studienkolleg consiste em um curso, que pode ter duração de um ou dois semestres, em que o aluno opta por uma área relacionada ao curso de graduação que pretende fazer. Existem 4 tipos de curso: T Kurs (para quem quer estudar na área de ciências exatas e engenharias); M Kurs (para quem quer estudar na área de ciências da saúde e biológicas); W Kurs (para quem quer estudar na área de ciências econômicas e administração); G Kurs (para quem quer estudar na área de ciências humanas).
- Durante o curso do Studienkolleg, os alunos frequentam disciplinas das matérias específicas de cada área e também de alemão.
- Ao final do curso, os estudantes realizam uma prova (Feststellungsprüfung) e com o resultado dessa prova – juntamente com o desempenho de seu currículo escolar brasileiro dos três anos do Ensino Médio – podem se candidatar a qualquer universidade na Alemanha.
Como ingressar no Studienkolleg? - O BONJA possui, através do departamento de escolas alemãs no exterior – ZfA – parceria com alguns Studienkollegs na Alemanha. Através dessa parceria, a prova de seleção para ingressar em um Studienkolleg é oferecida (em março e outubro) diretamente no BONJA. O aluno realiza a seleção no Brasil, aguarda os resultados e vai para a Alemanha somente próximo ao início das aulas no Studienkolleg (fev ou set).
- As provas ocorrem em março e em outubro, e são destinadas a alunos que preencham os seguintes requisitos: a) ter diploma DSD I ou II; b) estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio há no máximo um ano.
- Todos os alunos fazem teste de alemão (C-Test) e teste de matemática (exceto alunos que pretendem aplicar para o G Kurs – esses farão apenas o teste de alemão).
- Após a realização das provas de seleção, as universidades alemãs parceiras respondem, em média, em um mês, confirmando se o aluno conseguiu a vaga ou não.
- Todo aluno tem direito a indicar dois Studienkollegs que gostaria de cursar (primeira e segunda opção) e a coordenação de alemão do ZfA tentará, junto às universidades, uma vaga para o aluno.
Parceiros do BONJA
- Todo ano, há possibilidades de universidades parceiras do BONJA, mas algumas delas já ofertam vagas aos nossos alunos há alguns anos: TU Darmstadt, Universität Marburg, Universität Köthen, TU Berlin, entre outras.
- Há três anos, o BONJA possui parceria com a Johannes Gutenberg Universität Mainz, que oferece um modelo de Studienkolleg diferenciado. Nesse programa, os alunos, se possuírem diploma DSD II, fazem apenas um semestre de Studienkolleg, podendo, após realizar a prova Feststellungsprüfung, se candidatar a uma vaga em um curso universitário. Para alunos que não atingiram nível DSD II e possuem o diploma DSD I, é oferecido um curso online de alemão intensivo. O aluno participa desse curso estando no Brasil, e após a conclusão, vai para a Alemanha cursar um semestre de Studienkolleg
Procedimentos após receber uma vaga no Studienkolleg: - Quando o aluno recebe a confirmação do aceite do Studienkolleg, ele tem um prazo para organizar a documentação e confirmar sua vaga. Essa documentação, em geral, consiste de cópias autenticadas do diploma de DSD e tradução juramentada e originais do histórico escolar.
- Cada universidade tem seu próprio sistema de registro de matrículas, e o aluno deve registrar-se no portal da respectiva universidade, preenchendo os formulários necessários.
- A universidade também informará quais taxas precisam ser pagas para a efetivação da matrícula. O Studienkolleg é gratuito, mas todos devem pagar, a cada semestre, a taxa semestral (Semesterbeitrag), que é um fundo de financiamento dos serviços oferecidos aos estudantes pelas universidades. No pagamento dessa taxa, já está incluso o ticket de utilização do transporte público em toda Alemanha. Cada universidade define o valor da Semesterbeitrag, mas em geral elas variam de 280 a 350 euros.
- As universidades também costumam cobrar uma taxa para o processamento da matrícula, que em geral custa 60 euros.
- O aluno deve observar a data estipulada pela universidade para estar na Alemanha e apresentar-se pessoalmente.
- Todas as informações sobre vistos para Studienkolleg devem ser checadas, pelos alunos e seus familiares, diretamente com o consulado da Alemanha, já que sempre pode haver alterações nas regras.
- Alunos estrangeiros, na Alemanha, que não tenham passaporte da União Europeia, precisam comprovar fundos para obter seu visto estudantil. Essa comprovação se dá a partir de uma conta (Sperrkonto: 11.208 Euros 2024) feita junto a uma instituição financeira alemã, em que são depositados os valores correspondentes ao tempo de visto solicitado (por exemplo, 12 meses). Dessa conta, o aluno poderá sacar uma determinada quantia mensal, garantindo que terá meios para se manter na Alemanha durante todo o período do seu visto.
- A busca por moradia nas cidades alemãs pode ser desafiadora, já que a procura é altíssima. Por isso, recomenda-se começar a procurar um lugar assim que obtiver a resposta do Studienkolleg. As universidades não se responsabilizam pela oferta de quartos aos estudantes, mas oferecem “Studentenwohnheime” que são mais baratos porém muito requisitados.
Custos de vida
- De acordo com o Governo Alemão – Deutscher Akademischer Austauschdienst (https://www.daad.de/de/in-deutschland-studieren/leben-in-deutschland/finanzen/) , os custos mínimos de um estudante são 934 euros por mês. Esse valor dependerá muito da cidade, do tipo de moradia e do estilo de vida e hábitos do estudante.
Sites para consulta
Studienkolleg: https://studienkollegs.de/index.html
Studieren in Deutschland- Land der Ideen: https://www.study-in-germany.de/de/
WG: https://www.wg-gesucht.de/
O percurso até o Studienkolleg exige preparo, dedicação e uma base acadêmica sólida e é exatamente isso que os alunos encontram no BONJA. Em uma escola completa, com ensino de excelência, formação trilíngue (português, inglês e alemão), parcerias internacionais e acompanhamento próximo das equipes pedagógicas, nossos alunos recebem a formação necessária para estudar no Brasil, na Alemanha ou em qualquer lugar do mundo.
As aprovações dos nossos alunos representam muito mais do que um resultado: são manifestações concretas da excelência que o BONJA cultiva há 100 anos. E, para além 100, seguimos comprometidos em formar gerações que sonham alto e transformam esses sonhos em conquistas.